ALBUM/
Edu Ribeiro Convida
Toninho Ferragutti e
Fábio Peron
'Folia De Treis' (2018)
Edu Ribeiro convida Toninho Ferragutti e Fábio Peron | 'Folia De Treis'.
A busca por uma sonoridade inusitada e de novas possibilidades com o instrumento, além da grande afinidade, musical e pessoal, foram as principais razões que levaram o baterista Edu Ribeiro a convidar Toninho Ferragutti (acordeão) e Fábio Peron (bandolim) para a gravação deste álbum. Os três músicos foram até Ribeirão Preto em Junho de 2018 para o registro de 9 composições autorais. Três temas de cada integrante são apresentados de uma forma completamente original.
O grande desafio foi juntar a melodia e harmonia presentes no bandolim e no acordeão ao ritmo da bateria, sem o contrabaixo que é o instrumento-elo de ligação entre essas partes em qualquer grupo musical. Não há conhecimento de registro anterior de tal formação na música brasileira.
Cada um teve que reinventar o seu instrumento. Fábio tocou uma invenção chamada de bandolão - o mesmo bandolim uma oitava abaixo, que nos remete à sonoridade do violão de sete cordas em muitos momentos. A bateria agregou percussões e o acordeão explorou todos os recursos para driblar as diferenças da formação. Todos os três saíram do centro confortável de seus instrumentos e habilidades, indo buscar recursos em lugares inimagináveis para compor essa expressão sonora.
Toninho trouxe Mogiana, Alfredo e Choro Suspirado. Três músicas acordeonísticas com influências do tango, do choro e dos mais de 30 anos de carreira onde o artista viveu as mais diversas influências. Peron, que vem da cultura e tradição do choro com elementos modernos, trouxe um choro lento, um frevo e um samba ímpar cheio de novidades rítmicas. Edu, que traz influências de uma música brasileira misturada ao jazz, trouxe uma balada e um chamamé, compostos especialmente para esse projeto, e repaginou um forró em sete já gravado antes pelo Trio Corrente.
Numa formação como essa, onde cada instrumento assume um papel solista, a preparação dos arranjos e o cuidado no ajuste das sonoridades é indispensável.
Descentralizar também nos remete ao lugar onde foi gravado o projeto. Ribeirão Preto fica a muitos quilômetros de São Paulo e começa a despontar como um polo de produção musical.
O resultado desse encontro se completa com o delicioso desafio da apresentação desse repertório ao vivo.
EDU RIBEIRO convida TONINHO FERRAGUTTI e FÁBIO PERON | FOLIA DE TREIS
Edu Ribeiro | Bateria
Toninho Ferragutti | Acordeão
Fábio Peron | Bandolão & Bandolim
Gravado em 2018, Junho, dias 08 & 09
Rivière Studios, Ribeirão Preto.
Gravado e Mixado por Thiago Monteiro
com o Suporte de Joel Lauand Jr.
Produção Executiva: Thalita Magalhães
Fotografia: Paulo Rapoport
Artwork: NW3 Comunicação
Obs: ‘Choro Suspirado’ - Titularidade POETIKA (White Sweet Taco Produções Artísticas Ltda).
Obra licenciada para o autor: Toninho Ferragutti. (Arranjo: Toninho Ferragutti).
Edu Ribeiro usa exclusivamente baquetas Pro-Mark, peles Evans e pratos Bosphorus.